.

Palestrantes Convidados


Milagros Flores - Porto Rico 

Desde de 2008 é Presidenta do ICOFORT (Comitê Intenacional das Fortificações e Patrimonio Militar do ICOMOS/ UNESCO) tendo ocupado anteriormente o posto de Coordenadora Regional do ICOFORT para a América . É Pós-doutora em Historia, especialista em Fortificações para a UNESCO e membro do ICOMOS dos Estados Unidos.


Juana Tamara Blanes Martin - ICOMOS

Membro do ICOMOS, trabalha na Secretaria Geral do Comitê Científico Internacional de Itinerários Culturais (CIIC) e na Coodenadoria para a América do ICOFORT . Professora Emérita da UNESCO em  Ciencias da Conservação dos Bens Culturais para America Latina e Caribe. Historiadora pela Universidade de Havana e Doutora em Ciências Técnicas é especialista em estudos militares no Caribe, em Rotas Culturais e em Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento.


Domingos José Caldeira Almeida Bucho - Portugal

Membro do ICOMOS/UNESCO é Historiador, professor Dr. no Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal, autor dos livros Métodos e Escolas de Fortificação Abaluartada em Elvas e Marvão Palavras e Olhares.


Alejandro Wagner - Chile


Chefe do Departamento de Investigação Histórica da Universidade de San Sebastián. Membro da Associação de Conservadores e Restauradores do Chile, autor do livro Fortificaciones Históricas de Valdivia.


Albert Van Humbeeck - Paraguai


Graduado em Contabilidade Publica e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Americana de Assunção trabalha como Gerente Técnico Comercial da Associação Cultural Mandu'ara.
 
Adriana Careaga - Uruguai


Mestre em políticas públicas, Consultora em educação a nível nacional e internacional, professora de história, professora da Universidade ORT Uruguai, Presidente da Associação dos Amigos das Fortificações do Uruguai, Diretora do Espaço Cultural Ao Pé da Muralha e uma das coordenadoras técnicas deste evento.


Carlos Luís Marques Castanheira da Cruz - Portugal

Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou como docente  no Rio de Janeiro entre 1991 e 2007. Desde então trabalha pela Direção Regional da Educação e Formação na Região Autónoma dos Açores (Portugal). Pesquisa fortificações desde 1987 e acumula experiência nas áreas de pesquisa (documental e iconográfica) docência e divulgação nos temas de Educação, História, Património, Turismo, Arquitetura e História Militar, e Relações Internacionais nomeadamente ligadas à lusofonia.

Oscar Frederik Hefting - Holanda

Desde 1999 trabalha com os fortes holandeses no Brasil. Juntamente com Marcos Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, trabalhou nas escavações arqueológicas do Forte Orange, em Itamaracá, em 2002 e 2003. Desde 2004 é o diretor da New Holland Foundation, tendo como principal projeto O Atlas do Brasil Holandês que objetiva realizar o inventário das fortificações erguidas pelos holandeses no Brasil, no período compreendido aproximadamente entre 1580-1654.


Ruben Álvarez Massini - Uruguai

É Historiador, pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Uruguai. Mestre em Metodologia de Investigação Aplicada. Professor de Historia Militar e de Historia dos Conflitos Armados. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Uruguai (I.H.G.U) desde 1983.

Sara Elizabeth Sanz Molina - Mexico

Dra. em Arqueologia pela Universidad Politecnica da Cataluña, em 2002 .Trabalha no Instituto Nacional de Antropologia e Historia do México. Atualmente responsável pela restauração da Fortaleza de San Juan de Ulúa, Mexico.

 
CURRÍCULO PALESTRANTES NACIONAIS


Marcos Albuquerque  

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Dedica-se a pesquisa arqueológica ininterruptamente desde 1965, junto ao Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da UFPE. Atualmente, como professor Adjunto IV aposentado, continua atuando como professor voluntário, tanto no Laboratório de Arqueologia como na Pós-Graduação em Arqueologia, (Mestrado e Doutorado), ministrando cursos e participando na orientação de alunos. É pesquisador do CNPq e consultor Ad Hoc de diversas instituições de Pesquisa no Brasil e no Exterior.


Elcio Rogério Secomandi  

Coronel de Artilharia, reformado. Professor Emérito da Universidade Católica de Santos. Economista, pós-graduado em Administração de Empresas e Ciências Militares. No campo universitário, atuou nas seguintes disciplinas: Microeconomia, Administração Financeira e Orçamento e Planejamento Estratégico. Pertenceu ao corpo permanente de três escolas de pós-graduação do Exército Brasileiro: Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Técnicas e Táticas de Artilharia; Centro de Estudos de Pessoal do Exército, Administração Pública; e, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Estratégia e Assuntos Culturais. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.


Marisa Egrejas de Melo  

Doutoranda do Programa de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social, Mestre em Educação, Bacharel em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes, Licenciada em Educação Artística com habilitação em História da Arte. Professora Docente do Curso de Formação Profissional em Turismo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.


Adler Homero Fonseca de Castro  

Mestre em história; pesquisador do IPHAN, onde atua na área de tombamento com propostas de proteção federal para nove fortificações. Já foi membro do Grupo de Levantamento de Fortificações e do Grupo de Trabalho de Arquitetura Militar do IPHAN. É curador de armas portáteis do Museu Militar Conde de Linhares, conselheiro do Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha, membro do ICOMOS no comitê científico de Fortificações para o Brasil. Escreveu em co-autoria os livros Armas, ferramentas da Paz e da Guerra e Arquitetura Militar: Um panorama histórico a partir do porto de Santos. É ainda autor do livro: Muralhas de pedra, Canhões de bronze, Homens de ferro: fortificações do Brasil de 1504 a 2006, bem como de outros livros e artigos sobre fortificações.


Mário Mendonça de Oliveira  

Professor Emérito e Notório Saber da Universidade Federal da Bahia, lecionando algumas disciplinas de restauro dos monumentos no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente coordena o Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração. Foi professor de História da Arquitetura por 32 anos, tendo publicado mais de uma centena de textos entre livros, artigos de revistas e anais de congressos, muitos deles sobre fortificação e engenharia militar. Tem participação como projetista ou consultor em dezenas de obras de restauro, dentre elas muitas fortalezas.


Joi Cletison Alves

Especialista em história de Santa Catarina, fotógrafo, coordenador do Projeto Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina e Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos dessa mesma Universidade.


Roberto Tonera  

Arquiteto da Universidade Federal de Santa Catarina atuando desde 1989 nas áreas de conservação e restauração das fortalezas históricas mantidas e gerenciadas por aquela Universidade. Criador e coordenador do Projeto Fortalezas Multimídia, vem atuando há 16 anos na produção de conteúdos informatizados sobre fortificações. É co-organizador, junto com Mário Mendonça de Oliveira, do livro: As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande São Pedro em 1786. Atualmente coordena o projeto do Banco de Dados Mundial sobre Fortificações.


Miriam Cazzetta  

Graduada em Licenciatura Plena em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), e com especialização em Geografia Ambiental Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990).Com experiência nas áreas de arqueologia e história, com ênfase na preservação do patrimônio cultural, exerce a função de arqueóloga na Administração do Distrito Estadual Fernando de Noronha, onde desenvolve atividades técnico-científicas no âmbito da arqueologia urbana, história ambiental e educação não-formal para o patrimônio. Membro da Sociedade de Arqueologia Brasileira desde 1987, também atua como docente e consultora.


Roberto Bartholo 

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pós-Doutor pela Friedrich-Alexander-Universitat-Erlange Nurnberg Alemanha, professor associado do Programa de Engenharia de Produção da COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua atuação profissional tem abrangido os seguintes temas: conhecimento, poder e ética, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, turismo e desenvolvimento social e gestão social.